11 PASSOS PARA A TRANSFORMAÇÃO

Uma metodologia de intervenção psicossocial com famílias e crianças

As famílias em situação de vulnerabilidade e risco social são vítimas das mais variadas expressões da desigualdade social. Por isso, apresentam demandas complexas e fenômenos que merecem ser analisados criticamente para intervenções eficazes. É nesta perspectiva que se deve pensar e repensar que o atendimento psicossocial e o acompanhamento sociofamiliar de crianças e adolescentes requerem formas e estratégias eficientes e alinhadas com a complexidade das exigências do mundo contemporâneo para lidar com a dinâmica da família de forma sistêmica e efetiva.

 

O método ‘Passos para Transformação’ surgiu a partir de reflexões contextualizadas com as demandas do cenário atual. Traz a ideia de provocar na família questionamentos diante de sua realidade e o seu lugar enquanto papel protetor. São construções e desconstruções junto à família de novas alternativas para lidar com conflitos intrafamiliares e nas formas de educar a criança, valorizando o positivo em detrimento do negativo, o diálogo saudável em detrimento da agressão verbal e não verbal, os direitos e também os deveres.

 

O Programa foi elaborado pensando em todos os membros da família, incluindo a criança ou adolescente como prioridade nas intervenções, abrindo espaço para uma participação realmente significativa.  Desta forma, cada “Passo´” tem uma temática diferente sendo trabalhada de forma leve, lúdica, dinâmica e extremamente simples buscando provocar questionamentos de situações cotidianas reproduzidas muitas vezes como violências contra as crianças e adolescentes. As provocações são motivadas pelas ferramentas que foram criadas para se trabalhar cada tema, buscando promover um “bate-papo” entre os participantes de forma leve e lúdica. Entre os temas estão: “Ontem e Hoje”, “Punições”, “O que preciso mudar em mim” (os três primeiros passos só profissional e adulto. Os próximos que incluem a criança são: “Os limites no dia a dia, A importância da Rotina e da Disciplina, Conhecendo um ao outro, Respeitando um ao outro, Diálogo e Comunicação, Direitos e Deveres, Sonhos e projetos de vida. Avaliação – Meus passos.