PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Programa Primeira Infância no âmbito SUAS – Sistema Único de Assistência Social – Programa Criança Feliz de Sete Lagoas surge como uma importante estratégia para envolver famílias na busca de estratégias para fortalecer vínculos familiares e comunitários, estimular o desenvolvimento infantil e ampliar o acesso aos serviços existentes no município, promovendo a garantia de direitos, respeitando todas as formas de organização familiar.
O Programa Criança Feliz tem como público alvo gestantes, crianças entre zero (00) e três (03) anos de idade e crianças com até seis (06) anos, beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada. Uma das principais ações do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades em cada contexto, resultando em propostas de intervenção pertinentes a cada realidade.
Outro eixo do Programa está na integração das políticas de atenção à primeira infância no território, atuando na articulação intersetorial com vistas ao desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e o apoio a gestantes e suas famílias.
Em Sete Lagoas/MG o programa é executado pelo SERPAF, organização da sociedade civil que atendeu ao Chamamento Público de 2020 da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, tendo firmado Termo de Colaboração nº 002/2020.